Pré-Projeto de pesquisa e desenvolvimento acadêmico.


Aluno responsável: Willian Vieira Medina.

Título do projeto: Entre máscaras mexicanas e espadas japonesas, o hibridismo cultural nos Animes e Mangás.

Introdução:

Vivemos num mundo onde o acesso a produtos midiáticos é bastante grande. Encontrar obras dos mais variados tipos e estilos é de certo modo muito mais acessível do que em todos os demais períodos históricos, neste ponto, é fácil se ter acesso a produtos concebidos em outras nações e delas nos apropriarmos, neste contexto, se insere uma série de revistas produzida no Japão em 2002, série esta de revistas em quadrinhos, conhecidas vulgarmente como mangás, se propõem a mesclar os elementos tanto religiosos quanto culturais do México e do Japão, produzindo uma história onde o pano de fundo revela traços de organização social japonesa feudal e elementos culturais mexicanos deste último século. Neste contexto, podemos observar claramente o conceito de hibridação e apropriação em nome de um dinamismo cultural que visa expandir elementos e estruturas que antes pareciam largamente distanciadas.

A série de animes/mangás mesclam elementos, produzindo sincretismo tanto cultural quanto religioso. O interessante desta aproximação se dá pela ausência de uma sobreposição, que geralmente acaba ocorrendo em detrimento de alguns choques, no entanto, na série, os elementos dialogam entre si como se fossem indissociados um do outro. Trocas e aproximações, sincretismos e hibridações culturais são elementos constantes nesta obra, que se vale de músicas, elementos religiosos e costumes sociais para interagirem formando um “equilibrado” meio onde a história central se desenvolve.


Objetivos Gerais

Permitir aos leitores, uma reflexão acerca dos elementos que incorporam o anime/mangá, proporcionando a eles uma visão mais acadêmica e analítica dos elementos culturais embutidos na obra de Tite Kubo, evidenciando os aspectos culturais e os pontos de encontro das duas culturas por ele utilizadas para formar o contexto da série. Ilustrar com imagens, textos, crônicas, abrindo espaço para participações e até mesmo artigos de fãs da série sobre suas impressões e opiniões como leigos.

Objetivos Específicos

Usar como recurso pedagógico os recursos midiáticos para mostrar aos leitores que mesmo atrás de uma obra de entretenimento, existe um processo de aculturamento e que estas relações de encontro cultural, produzem um sentido e que não estão meramente ali representadas são, em verdade, um produto cultural fruto de uma escolha e de um recorte.




Justificativa

A analise das questões propostas visam enriquecer o debate historiográfico que ainda se encontra inédito acerca do tema. Utilizar recursos instrumentais e acadêmicos para analisar representações culturais atuais, tende a ser em meu entendimento, uma contribuição vital para que se possa compreender que as representações mesmo que possuam um caráter, mesmo que meramente usado para entreter, ainda se justificaria uma análise mais aprofundada sobre o assunto, para que os pungentes elementos que o constroem, sejam elucidados e analisados mais apropriadamente.



Referencial Teórico

Valho-me da discussão de hibridismo social e cultural apresentados por Néstor García Canclini, para demonstrar neste projeto que as apropriações culturais vão além das divisas sociais e ideológicas de um país ou mesmo de uma região. Apropriações culturais e religiosas, produzindo sincretismo e aculturamento, que seriam no caso em Canclini, o “hibridismo cultural”, revelam bem as características básicas de um trabalho desenvolvido por um autor japonês no início dos anos 2000.

Seu trabalho visa mesclar elementos da cultura e religiosidade popular mexicana, com os seus correspondentes na sociedade japonesa, produzindo encima desta “mescla”, uma história onde os elementos destas duas culturas estariam curiosamente equilibradas. Muito deste trabalho se dá na inquietação sobre o equilíbrio e a ausência de sobreposição de culturas, o diálogo dos elementos que pareceriam a primeiro momento análogos, nesta obra, convergem numa trama simples feita para que o público infanto-juvenil possa assimilar seus conceitos.

Metodologia

Produção de um blog onde o artigo de análise deste projeto será virtualmente disponibilizado, viabilizando a visualização de fotos explicativas do tema. Uma listagem de músicas será também disponibilizada, onde ficará claro para o interlocutor deste projeto, as influências inclusive musicais na produção japonesa aqui avaliada. Será aberto um espaço para fãs da série argumentarem e dialogarem com o autor deste projeto sobre seu conteúdo, enriquecendo assim as dinâmicas oferecidas na análise da série.

Cronograma

Devido ao fato do projeto ser online, não se pode precisar as etapas de sua construção, posto que em determinados dias pode-se organizar mais de um item. Contudo sua data de término dá-se prevista para o dia 24 de Novembro de 2010.

Referencial bibliográfico

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade.Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 2001